METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO EM EAD UTILIZANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM, INTELIGENCIAS MULTIPLAS E COMPETENCIAS REQUERIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO APERFEIÇOAMENTO DE EMPREENDEDORES

  • SELMA REGINA OLIVEIRA UFT - UNIVERSITY FEDERAL DO TOCANTINS
  • EDSON WALMIR CAZARINI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Abstract

O presente documento propõe um suporte metodológico lastreado nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS), Competências Profissionais Requeridas (CPR), Estilos de Aprendizagem (EA) e Inteligências Múltiplas (IM), que oriente a implementação de uma estratégia  de planejamento em projetos de Educação à Distância (EAD), com vistas ao aperfeiçoamento de empreendedores. A pesquisa foi aplicada em dois cursos de Pós-Graduação – MBA em Administração, do Módulo Gestão de Empreendedores, de Instituições Públicas e Privadas, com uma amostra de 70 participantes. Este suporte metodológico contempla quatro fases: Na fase (1) são determinados os FCS de um projeto de EAD a partir da literatura especializada, Análise Ambiental e Consulta aos Especiaistas. Na fase (2) são determinados os EA dos alunos, por meio dos modelos de Felder e Soloman. Na fase (3) determinam-se as CPR dos alunos, utilizando-se a Técnica Delphi. Na fase (4) determinam-se as IM utilizando o modelo de GARDNER (1994). Por fim, priorizam-se, por importância, as CPR em relação aos FCS, e em seguida os EA e IM em relação às CPR. Com vistas a reduzir a subjetividade dos resultados apresentados, adotam-se os métodos multicriteriais Compromise Programming, Electre III e Promethee II e o método de Escalagem Psicométrica Lei dos Julgamentos Categóricos. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando o suporte metodológico ora proposto.

Published
Apr 28, 2011
How to Cite
OLIVEIRA, SELMA REGINA; CAZARINI, EDSON WALMIR. METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO EM EAD UTILIZANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM, INTELIGENCIAS MULTIPLAS E COMPETENCIAS REQUERIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO APERFEIÇOAMENTO DE EMPREENDEDORES. Revista de Negócios, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 66-77, apr. 2011. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1929>. Date accessed: 16 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p66-77.

Keywords

Método; Educação a Distância; Estilos de Aprendizagem; Inteligências Múltiplas; Competências Requeridas