Por que adotar Customização em Massa?

  • ANDRÉ MACHADO
  • WALTER MORAES

Abstract

A customização em massa está relacionada à capacidade de oferecer rapidamente bens ou serviços customizados, em grandes volumes, a custos similares aos de produtos padronizados e disponibilizados por meio da produção em massa. O objetivo deste artigo é analisar por que as empresas têm empreendido esforços em prol da customização em massa. A estratégia de pesquisa adotada foi de estudo de vasos múltiplos, os quais foram empreendidos em oito empresas, sendo seis delas pertencentes a diferentes setores da indústria de transformação e duas empresas pertencentes à indústria de construção civil. Entrevistas semi-estruturadas foram adotadas como principal técnica para coleta de dados. A análise de dados ocorreu em dois estágios: análise individual e análise cruzada dos casos. Os resultados permitiram constatar que os principais fatores motivadores para a customização em massa foram: características intrínsecas do produto ofertado, aumento da concorrência e do nível de exigência dos clientes, reduzir os custos e a complexidade de produção, explorar um nicho de mercado e atender às características particulares do mercado no qual atua. Assim, a pesquisa permitiu concluir que tanto fatores externos quanto internos influenciam sobremaneira a decisão de customizar em massa os produtos ofertados.

Published
May 16, 2011
How to Cite
MACHADO, ANDRÉ; MORAES, WALTER. Por que adotar Customização em Massa?. Revista de Negócios, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 30-48, may 2011. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1862>. Date accessed: 16 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p30-48.

Keywords

customização em massa; estratégia; competitividade