A INFLUÊNCIA DO PERFIL EMPREENDEDOR NO DESEMPENHO DO NEGÓCIO EM UMA REDE DE FRANQUIA DE CONFEÇÃO INFANTIL

  • Caio Júlio de Souza Fontenelle Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Marianne Hoeltgebaum Universidade Regional de Blumenau - FURB

Abstract

Este estudo objetiva identificar as principais características comportamentais empreendedoras dos proprietários de franquia de uma rede de confecção infantil e verificar se a presença das características empreendedoras nos franqueados influencia no resultado alcançado nas empresas. Foram coletadas informações sobre o desempenho das empresas e selecionado um instrumento de mensuração de desempenho dos franqueados, com o intuito de identificar as principais características comportamentais empreendedoras dos proprietários de franquia de confecção infantil, conforme seu desempenho. Neste trabalho pressupõe-se que as características que identificam um empreendedor, se presentes em um franqueado, podem diferenciá-lo em resultado perante as demais franquias. Esta pesquisa é do tipo descritiva e quantitativa e foi aplicada nas franquias de confecção infantil pertencentes a uma mesma rede, distribuídas pelo território nacional brasileiro. Neste estudo concluiu-se que existe uma relação entre um desempenho superior e a presença de características empreendedoras nos franqueados avaliados. Sendo assim, confirma-se a importância de tais características para o sucesso de um empreendimento.

Palavras-chave: empreendedorismo, características comportamentais, franquias.

Published
Jun 25, 2007
How to Cite
DE SOUZA FONTENELLE, Caio Júlio; HOELTGEBAUM, Marianne. A INFLUÊNCIA DO PERFIL EMPREENDEDOR NO DESEMPENHO DO NEGÓCIO EM UMA REDE DE FRANQUIA DE CONFEÇÃO INFANTIL. Revista de Negócios, [S.l.], v. 11, n. 4, p. 131-149, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/184>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n4p131-149.

Keywords

empreendedorismo; características comportamentais; franquias.