A INFLUÊNCIA DO PERFIL EMPREENDEDOR NO DESEMPENHO DO NEGÓCIO EM UMA REDE DE FRANQUIA DE CONFEÇÃO INFANTIL

Caio Júlio de Souza Fontenelle, Marianne Hoeltgebaum

Abstract


Este estudo objetiva identificar as principais características comportamentais empreendedoras dos proprietários de franquia de uma rede de confecção infantil e verificar se a presença das características empreendedoras nos franqueados influencia no resultado alcançado nas empresas. Foram coletadas informações sobre o desempenho das empresas e selecionado um instrumento de mensuração de desempenho dos franqueados, com o intuito de identificar as principais características comportamentais empreendedoras dos proprietários de franquia de confecção infantil, conforme seu desempenho. Neste trabalho pressupõe-se que as características que identificam um empreendedor, se presentes em um franqueado, podem diferenciá-lo em resultado perante as demais franquias. Esta pesquisa é do tipo descritiva e quantitativa e foi aplicada nas franquias de confecção infantil pertencentes a uma mesma rede, distribuídas pelo território nacional brasileiro. Neste estudo concluiu-se que existe uma relação entre um desempenho superior e a presença de características empreendedoras nos franqueados avaliados. Sendo assim, confirma-se a importância de tais características para o sucesso de um empreendimento.

Palavras-chave: empreendedorismo, características comportamentais, franquias.

Keywords


empreendedorismo; características comportamentais; franquias.



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n4p131-149

Directories

Indexers

http://diadorim.ibict.br
http://pkp.sfu.ca/node/3747

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.