E-PROCUREMENT: VANTAGEM COMPETITIVA EM SUPRIMENTOS

  • Silvia Novaes Zilber UNINOVE
  • José da Cunha Tavares Centro Universitário da FEI
  • Eduardo Nascimento Centro Universitário da FEI

Abstract

O objetivo deste trabalho consistiu em examinar como o e-procurement – uma das ferramentas do comércio eletrônico que se propõe a redesenhar os processos de compras da empresa utilizando a Internet – pode trazer vantagens competitivas para a empresa. Nesse sentido, a partir de um caso concreto – da Volkswagen do Brasil – verifica-se se a promessa do e-procurement, de redução de custos de transação e agilização das operações de compras, realmente se cumpre. Foram analisadas também quais áreas de compras da empresa mais se beneficiaram com essa ferramenta e o impacto sobre suas atividades, além das maiores limitações em seu uso.

Palavras Chave: Comércio eletrônico, processos de compra.

 

Published
Jun 25, 2007
How to Cite
NOVAES ZILBER, Silvia; DA CUNHA TAVARES, José; NASCIMENTO, Eduardo. E-PROCUREMENT: VANTAGEM COMPETITIVA EM SUPRIMENTOS. Revista de Negócios, [S.l.], v. 11, n. 4, p. 101-117, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/182>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n4p101-117.

Keywords

Comércio eletrônico; processos de compra.