CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UMA ANÁLISE DO GRAU DE ENTENDIMENTO DOS GESTORES FINANCEIROS DE EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

  • Karina Simões Campelo Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru
  • Jeronymo José Libonati Universidade Federal de Pernambuco
  • Ruthberg dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro - FACC
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco

Abstract

A presente pesquisa objetivou analisar se o grau de entendimento dos gestores financeiros de empresas do setor elétrico brasileiro quanto às características qualitativas das informações contábeis está relacionado com o seu tempo de experiência na função e/ou com sua área de formação acadêmica. O método utilizado foi o indutivo, quanto aos objetivos a pesquisa foi descritiva, realizada através da pesquisa bibliográfica e de levantamento, e qualitativa quanto à abordagem do problema. A amostra composta por 28 gestores financeiros foi definida de forma não probabilística e por acessibilidade. Concluiu-se que o grau de entendimento quanto às características qualitativas da informação contábil não está relacionado com as variáveis das hipóteses de pesquisa (tempo de experiência e área de formação acadêmica), tampouco com as demais variáveis, com exceção das associações encontradas entre as características da tempestividade e do valor como feedback e a variável tempo de experiência, entre o grau de entendimento quanto ao valor preditivo e o tipo de empresa, entre a representação fiel e as variáveis gênero e região e entre a característica da neutralidade e a função e o nível de escolaridade do gestor.

Published
Feb 10, 2012
How to Cite
CAMPELO, Karina Simões et al. CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UMA ANÁLISE DO GRAU DE ENTENDIMENTO DOS GESTORES FINANCEIROS DE EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. Revista de Negócios, [S.l.], v. 16, n. 4, p. 11-29, feb. 2012. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1570>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p11-29.

Keywords

Informação Contábil; Informações qualitativas da contabilidade; Contabilidade para usuários externos