REQUISITOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSITÁRIA EM SEU PARADIGMA TECNOLÓGICO

  • Cristiane Marques de Mello UNESPAR-Campus Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - e Faculdade Integrado de Campo Mourão\PR
  • Álvaro José Periotto UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • João Otávio Montanha Endrici Faculdades Maringá

Abstract

Cada vez mais as organizações ‘descobrem’ a necessidade de trabalhar informações qualificadas para gerar novos conhecimentos, novos valores e evoluir. Para verificar como as instituições públicas de ensino superior assumem posições frente a tais aspectos diante da dinâmica dos recursos tecnológicos, adotou-se como objetivo de pesquisa posicionar a Gestão do Conhecimento frente ao planejamento e uso da Tecnologia da Informação na gestão das instituições públicas universitárias. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, o estudo é de natureza quantitativa e o recorte da pesquisa é transversal. Como unidades de pesquisa foram escolhidas três instituições públicas de ensino superior, duas estaduais e uma delas federal, localizadas no Estado do Paraná. Entre os respondentes estão chefes de departamentos, diretores e coordenadores de cursos vinculados a tais instituições. A investigação foi realizada por meio de um questionário estruturado, concluindo-se pela necessidade emergente de desenvolver-se competências e habilidades de gestão com rompimento de uma visão ainda estreita e imediatista quanto aos sistemas de informação.

Published
Aug 2, 2011
How to Cite
MELLO, Cristiane Marques de; PERIOTTO, Álvaro José; ENDRICI, João Otávio Montanha. REQUISITOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSITÁRIA EM SEU PARADIGMA TECNOLÓGICO. Revista de Negócios, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 32-48, aug. 2011. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1320>. Date accessed: 16 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n1p32-48.

Keywords

Gestão do Conhecimento; Paradigma Tecnológico, Tecnologia da Informação; Sistemas de Informação; Administração Pública.