ESTRATÉGIA E CULTURA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS

  • Victor Meyer Jr Pontíficia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Bernardo Meyer Universidade Federal do Paraná
  • Elisa Kretzer Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ESAG

Abstract

O objetivo deste estudo é examinar as estratégias utilizadas e os problemas culturais decorrentes de sua implementação nos primeiros anos de atuação da Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA no Paraguai. Trata-se de Universidade que integra a rede de instituições do grupo educacional brasileiro Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá. Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi estruturadas realizadas com a totalidade dos dirigentes da organização, assim como com um ex-dirigente. A análise dos dados revelou que as principais estratégias utilizadas pela instituição foram de natureza, essencialmente, competitivas. Conflitos decorrentes de problemas culturais emergiram exigindo adaptações à cultura local como forma de materializar as estratégias, o que contribuiu para a viabilização do empreendimento. As principais conclusões indicam que o caso da UNIDA constitui-se em exemplo bem sucedido de internacionalização de um grupo educacional brasileiro. Dificuldades iniciais decorrentes de conflitos culturais resultaram em aprendizado organizacional aos gestores da organização constituindo-se em importante experiência internacional.

Published
Feb 8, 2010
How to Cite
MEYER JR, Victor; MEYER, Bernardo; KRETZER SANTOS, Elisa. ESTRATÉGIA E CULTURA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS. Revista de Negócios, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 72-87, feb. 2010. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1298>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n3p72-87.

Keywords

estratégia; internacionalização; educação superior