AS REPRESENTAÇÕES EMPREENDEDORAS: UM TEMA ESSENCIAL, MAS AINDA NEGLIGENCIADO

  • Louis Jacques Filion HEC Montreal
  • Edmilson Lima Uninove

Abstract

Este texto introduz o tema das representações empreendedoras e propõe perspectivas de pesquisa úteis para aprofundar a geração de conhecimentos no campo de estudo do empreendedorismo. Ele começa sugerindo que o estudo das representações oferece uma perspectiva diferente a partir da qual se pode examinar e entender os atos empreendedores, baseados no conhecimento desenvolvido no processo de pensamento prévio. Mais adiante, discute uma cultura de pesquisa sobre as representações que abriga diferentes linguagens para tratar delas e propõe algumas vias para novas pesquisas sobre as representações empreendedoras, ao longo das quais alguns tópicos específicos são explorados. O tema clássico da identificação de oportunidades é abordado. O texto termina destacando a necessidade de novas abordagens e métodos de pesquisa sobre as representações relativas ao empreendedorismo e à inovação.

 

Published
Oct 15, 2009
How to Cite
FILION, Louis Jacques; LIMA, Edmilson. AS REPRESENTAÇÕES EMPREENDEDORAS: UM TEMA ESSENCIAL, MAS AINDA NEGLIGENCIADO. Revista de Negócios, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 89-107, oct. 2009. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1175>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n2p89-107.

Keywords

empreendedorismo; representações; identificação de oportunidades