GESTÃO DA CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA CRIATIVA DE SOFTWARE

  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Denis Donaire Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Maria Conceição Melo Silva UFSE
  • Carolina de Fátima Marques Maia UFPE
  • Eduardo Pinto Vilas Boas FEA-USP
  • Silvio Aparecido dos Santos FEA-USP

Abstract

A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.
Published
Mar 12, 2010
How to Cite
GASPAR, Marcos Antonio et al. GESTÃO DA CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA CRIATIVA DE SOFTWARE. Revista de Negócios, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 28-42, mar. 2010. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1155>. Date accessed: 29 nov. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n4p28-42.

Keywords

Gestão do conhecimento. Indústria criativa. Indústria de software.