AJUSTES DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSIDERANDO A UNIDADE ESPACIAL BACIA HIDROGRÁFICA

  • Jacqueline Aparecida Araujo Amaral
  • Alexandre Marco da Silva UNESP

Resumo

Partindo-se do conceito de Educação Ambiental proposto pela I.U.C.N. na década de 1970 e considerando algumas das principais metodologias de ensino praticadas em atividades de Educação Ambiental, o presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o método da Pedagogia do Projeto e propor algumas alterações de abordagem deste método, especialmente no âmbito da unidade de estudo. Para este estudo a unidade de estudo considerada é a bacia hidrográfica. São propostas e discutidas algumas técnicas de ensino, recursos didáticos e considerações sobre questionamentos que poderiam ser feitos aos alunos dentro do processo de aprendizado ou avaliação. Trata-se de uma proposta complementar a outras já existentes e que pode ser aplicada nas mais diversas situações ambientais e/ou socioeconômicas.

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Publicado
Jul 19, 2010
Como citar
AMARAL, Jacqueline Aparecida Araujo; DA SILVA, Alexandre Marco. AJUSTES DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSIDERANDO A UNIDADE ESPACIAL BACIA HIDROGRÁFICA. Revista de Estudos Ambientais, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 6-14, jul. 2010. ISSN 1983-1501. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/1579>. Acesso em: 08 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2010v12n1p6-14.
Seção
Artigo original

Palavras-chave

Educação Ambiental. Pedagogia do Projeto. Bacia Hidrográfica. Metodologia de ensino.