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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não foi submetida à avaliação tendo em vista sua publicação em outra revista.
  • O artigo tem mérito científico e apresenta clara contribuição com o meio ambiente.
  • A linguagem é adequada, quer seja português, inglês ou espanhol.
  • O texto segue os padrões de formatação e requisitos quanto à metodologia científica descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo adotado pela revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

Revista de estudos ambientais

Normas para apresentação de contribuições

1 Os textos devem estar escritos em português ou inglês devidamente revisados.

2 Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word ou RTF possuindo no mínimo dez (10) e no máximo vinte (20) páginas, com as linhas numeradas.

3 O artigo deverá iniciar com o título do trabalho em português e inglês apresentando em seguida um resumo (em português) e um abstract (em inglês), sendo que cada um se constituirá em um único parágrafo com até 200 palavras; no final do resumo deverão constar palavras-chaves, no final do abstract deverão constar keywords. Na sequência do artigo seguirão as seções: introdução, metodologia, resultados, conclusões, referências e agradecimentos (facultativo). Este documento NÃO DEVE CONTER OS NOMES DOS AUTORES que deverão constar somente na folha de rosto conforme item 10.

4 Os textos devem vir sem notas de rodapé; caso sejam necessárias notas, transformá-las em notas de fim.

5 A fonte a ser utilizada é a arial, tamanho 10, exceto para as tabelas e ilustrações (figuras, quadros, fotos, organogramas, fluxogramas etc.) cuja fonte deve ser menor, solicitando-se o tamanho 9.

6 Os títulos de seções e subseções deverão ser numerados e destacados em negrito; o espaçamento entre linhas deve ser simples.

7 As ilustrações e tabelas devem ser numeradas, e os títulos escritos sem abreviações, em negrito, tendo-se uma numeração sequencial para as tabelas e outra para cada classe de ilustrações (Figuras, quadros, etc.), sendo que de forma geral utilizam-se três denominações, tabela, figura e quadro. Elas devem ter sua inserção sugerida no texto, e não em seu final, considerando-se que esta sugestão é passível de alteração quando da editoração final do texto. Todas as ilustrações devem conter referência à fonte e o título deve estar localizado na parte superior das mesmas. Sugere-se que as figuras e tabelas sejam elaboradas em preto e branco, sendo que quando for necessário o uso de legenda, esta seja feita com diferentes tipos de preenchimento e, não em nível de cinza.

8 A configuração da página deve ser adotada como formato A4, ou seja, de 21 cm de largura e 29,7 cm de altura, com orientação retrato, e as margens superior e esquerda de 3,5 cm, direita e inferior de 2 cm, podendo haver ajustes na editoração se necessário e com uma só coluna de texto.

9 As citações no corpo do texto devem obedecer a NBR 10520/2002. As referências deverão ser apresentadas ao final do artigo, obedecendo às normas da NBR 6023/2018 e, em fonte Arial 9. Usar negrito como recurso tipográfico para os destaques.

10 A folha de rosto deverá conter o título do trabalho em português e inglês, o(s) nome(s) do(s) autor(es) – com correspondente titulação, local de trabalho/instituição a que pertence, função atualmente exercida e e-mail.  Ela será um arquivo independente que deverá ser postado como documento suplementar no momento da submissão.

11No final da folha de rosto deverá ser indicado o nome e e-mail de três potenciais avaliadores com formação e produtividade científica na área do artigo, sem qualquer tipo de conflito de interesse com os autores. Considera-se conflito de interesse quando o avaliador que se pretende indicar for da mesma instituição, ou já tiver desenvolvido trabalho em conjunto com os autores, ou tenha orientado algum dos autores ou tenha alguma outra forma de vínculo com algum dos autores.

12 A entrada de textos é em fluxo contínuo.

13 Os direitos são reservados. É permitida a reprodução de trechos de artigos sem autorização prévia desde que com menção da fonte.

14 Os autores são responsáveis pela exatidão das referências e pelas ideias expressas em seus textos.