Universidade e desenvolvimento regional: a experiência da UFFS

Resumo

A relação entre universidade e desenvolvimento regional continua sendo objeto de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Ainda que essas análises sejam distintas, estudos de caso têm propiciado maior compreensão sobre o tema. Neste sentido, procura-se examinar a interação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o desenvolvimento da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. Ao se investigar o histórico de criação da universidade e seu compromisso com a região, é possível identificar algumas idiossincrasias desta relação. Assim, busca-se analisar as formas pelas quais a UFFS tem contribuído com o desenvolvimento regional. Neste contexto, tenta-se verificar a presença de adversidades que atrapalham a universidade no desempenho de suas atividades, em especial, no que se refere ao seu engajamento regional. Os resultados apontam que a UFFS tem uma relação de proximidade com a sociedade regional. Isso pode ser observada nos documentos institucionais, nos cursos ofertados e no funcionamento da instituição. Porém, também há entraves que dificultam o cumprimento de sua missão institucional, além de desafios que precisam ser enfrentados para que seu impacto regional seja mais expressivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Abr 16, 2021
Como citar
KRAJEVSKI, Luis Claudio. Universidade e desenvolvimento regional: a experiência da UFFS. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 9, n. 1, p. 175-196, abr. 2021. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/9189>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n1p175-196.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Desenvolvimento regional; Instituições de Ensino Superior; Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul; Universidade Federal da Fronteira Sul.