Marcas e place branding na articulação com o desenvolvimento territorial

  • Giovana Goretti Feijó de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Endereço p/ contato: Rua João Goerck, bairro Arroio Grande - Santa Cruz do Sul-RS, CEP 96.830-520 ---- Cel (51) 9-9965-1560 http://orcid.org/0000-0003-0956-1341
  • Angela Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n3p171-196

Resumo

O debate sobre marcas vinculadas aos lugares e sua relação com o desenvolvimento territorial abarca a discussão sobre o posicionamento dos territórios como produtos mercadológicos e a utilização das estratégias de marketing e branding para gerar oportunidades de desenvolvimento, enfatizando o papel do território, do conjunto de atores sociais, das identidades e das potencialidades locais e oportunidades externas. A discussão mobiliza conceitos de território e branding, tomando para análise o caso da marca do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é compreender como se dá a construção da marca de um território. O estudo é de natureza qualitativa, valendo-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise parte da proposta de Aaker, que atenta para três momentos na construção de uma marca. Os resultados apontaram para uma marca que se calca na identidade oficial do Estado e se dirigiu a dois distintos públicos, articulando o desenvolvimento territorial através de ações coletivas do Estado e do setor privado do turismo com propósitos voltados ao desenvolvimento econômico e turístico e a manutenção da identidade hegemônica do Rio Grande do Sul.

Publicado
Out 23, 2020
Como citar
ALMEIDA, Giovana Goretti Feijó de; FELIPPI, Angela. Marcas e place branding na articulação com o desenvolvimento territorial. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 8, n. 3, p. 171-196, out. 2020. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/8486>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n3p171-196.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Atores sociais; desenvolvimento territorial; marca territorial; place branding; Rio Grande do Sul; território.