Dinâmica regional das atividades produtivas do estado de Mato Grosso do Sul: 40 anos de formação político-administrativa

  • Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Daniel Massen Frainer Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Celso Correia de Souza

Resumo

O estado de Mato Grosso do Sul [MS] foi criado em 11 de outubro de 1977, a partir do desmembramento do estado de Mato Grosso. Portanto, MS completou 40 anos de autonomia político-administrativa em 2017. Aqui se busca analisar a dinâmica regional das atividades produtivas de MS, identificando os setores que mais se destacaram e dinamizaram. Para tanto, foram utilizados o método de análise regional, com vistas a verificar o perfil do estado por subsetores do IBGE de 1985 a 2015 e, com base nos dados da RAIS, o método estrutural-diferencial, visando analisar a dinâmica do crescimento do emprego formal no mesmo período a partir da decomposição dos fatores responsáveis por esse crescimento. Os resultados mostram que o padrão de concentração do emprego formal nas microrregiões e setores não sofreu modificações significativas, apontando para um mesmo perfil dos setores no estado, marcado pela concentração do emprego formal em certas atividades e microrregiões durante o período. Observou-se ainda que há uma concentração de mais de 50% do total de emprego formal nas microrregiões de Campo Grande e Dourados. O setor com maior contingente de empregados formais foi o de serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Abr 16, 2021
Como citar
RODRIGUES, Wesley Osvaldo Pradella; FRAINER, Daniel Massen; SOUZA, Celso Correia de. Dinâmica regional das atividades produtivas do estado de Mato Grosso do Sul: 40 anos de formação político-administrativa. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 9, n. 1, p. 123-148, abr. 2021. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/7733>. Acesso em: 04 dez. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n1p123-148.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Concentração do emprego formal; dinâmica produtiva regional; medidas de análise regional; Mato Grosso do Sul; shift-share.