Gerenciamento de projetos na Reserva Extrativista do Ciriaco/MA: desempenho e participação

  • Lucélia Neves dos Santos Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins/Aluna do Curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional - UFT
  • Keile Aparecida Beraldo Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016); Professora Adjunta da Fundação Universidade Federal do Tocantins Campus de Palmas.
  • Waldecy Rodrigues Doutor em Estudos Comparados de Desenvolvimento (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB); Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar os projetos desenvolvidos junto às comunidades localizadas na Reserva Extrativista do Ciriaco, no município de Cidelândia, no Maranhão, demonstrando como estes são gerenciados, a partir da identificação de suas etapas, com as do Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK). Para tanto, buscou-se levantar os projetos executados no período de 1996 até 2017 e apresentar as etapas de cada operação. Foi utilizada a abordagem qualitativa, com técnicas de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que os projetos têm especificidades a partir da realidade do seu contexto (empresa público/privada, Unidade de Conservação, outros). Concluiu-se que a Resex do Ciriaco segue o seu Plano de Manejo, elaborado em conformidade com o Guia PMBOK como documento-base para orientar a implementação de projetos.
Publicado
Jun 6, 2019
Como citar
SANTOS, Lucélia Neves dos; BERALDO, Keile Aparecida; RODRIGUES, Waldecy. Gerenciamento de projetos na Reserva Extrativista do Ciriaco/MA: desempenho e participação. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 6, n. 3, p. 93-110, jun. 2019. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/7272>. Acesso em: 25 jan. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n3p93-110.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Maranhão; participação; plano de manejo; Reserva Extrativista do Ciriaco.