Usos da terra e dinâmicas territoriais na Faixa de Fronteira da Amazônia Legal: uma análise comparativa

  • Andréa dos Santos Coelho Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA (UFPA/MPEG/EMBRAPA)
  • Lais Freitas Moreira dos Santos Universidade Federal do Brasília - UNB
  • Márcia Nazaré Rodrigues Barros Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA (UFPA/MPEG/EMBRAPA)
  • Alessandra Rodrigues Gomes Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro Regional da Amazônia (INPE/CRA)
  • Marcos Adami Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro Regional da Amazônia (INPE/CRA)
  • Bianca Chaves Marcuartú
  • Lucyana Barros Santos Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPGDAM (NUMA/UFPA)
  • José Roberto Pereira Damasceno Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPGDAM (NUMA/UFPA)

Resumo

A Faixa de Fronteira da Amazônia Legal é uma região complexa e com grande contraste social, ambiental e econômico. Cáceres (MT) e Oriximiná (PA) ilustram essa realidade: tem origens similares, ligadas à dinâmica dos rios, mas percorreram trajetórias inteiramente diferentes após a intervenção do governo federal na Amazônia, a partir de 1960. Atualmente, Cáceres possui economia com base no comércio, serviços, turismo e, principalmente, na agropecuária extensiva, que corresponde a 82,8% da área desmatada no município. Oriximiná tem na exploração de bauxita a sua base econômica, apresentando 94% de seu território ocupado por floresta nativa; em 2014, a pecuária ocupava 34% da área desmatada no município. O objetivo deste trabalho é analisar como o uso da terra influencia as dinâmicas territoriais desses municípios, e como estes se relacionam com suas fronteiras. Para a realização deste trabalho foram empregados dados de uso e cobertura da terra, referentes aos anos de 2004 e 2014, oriundos do mapeamento realizado pelo Projeto TerraClass (2016), além de informações provenientes de levantamento bibliográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Jun 6, 2019
Como citar
COELHO, Andréa dos Santos et al. Usos da terra e dinâmicas territoriais na Faixa de Fronteira da Amazônia Legal: uma análise comparativa. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 6, n. 3, p. 67-92, jun. 2019. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/7228>. Acesso em: 01 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n3p67-92.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Desenvolvimento; dinâmica territorial; Faixa de Fronteira da Amazônia Legal; uso da terra.