Extrativismo marinho e desenvolvimento sustentável na Comunidade Tradicional de Carnaubeiras-MA

  • Maria Rodrigues Garcia Universidade Estadual do Maranhão
  • Isaac Giribet Bernat Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

Neste artigo se examina a relação da sustentabilidade dos recursos naturais com os modos de produção extrativistas marinhos desenvolvidos pela comunidade tradicional do povoado de Carnaubeiras, localizado no município de Araioses, no estado do Maranhão. Tais atividades são desenvolvidas em uma Unidade de Conservação, a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba. As atividades extrativistas marinhas foram analisadas à luz dos princípios da sustentabilidade, utilizando-se o método dialético e a análise qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas e observações diretas a partir de visitas a campo, tendo em vista a compreensão da totalidade dos fenômenos e uma interpretação dos acontecimentos por meio da obtenção dos dados coletados no local estudado. Os resultados evidenciaram a insustentabilidade do desenvolvimento promovido com base na sobre-exploração dos recursos naturais e da força de trabalho humano dos grupos de extrativistas marinhos. A conclusão é que a exploração desmedida, tanto da força de trabalho humano quanto da natureza, contradiz as intenções conservacionistas e coloca em xeque o modelo de conservação pré-estabelecido para a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Jan 17, 2020
Como citar
GARCIA, Maria Rodrigues; BERNAT, Isaac Giribet. Extrativismo marinho e desenvolvimento sustentável na Comunidade Tradicional de Carnaubeiras-MA. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 7, n. 2, p. 51-78, jan. 2020. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6757>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n2p51-78.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Carnaubeiras; comunidades tradicionais; desenvolvimento sustentável; extrativismo marinho; força de trabalho; recursos naturais.