A dimensão política da economia solidária no ambiente rural: uma análise comparativa das categorias sociais de agricultores familiares e assentados da reforma agrária

  • Diego Nascimento Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)
  • Eziel Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Elcio Gustavo Benini Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)
  • Gabriel Sgrignoli Mello Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)
  • Leonardo Figueiredo Neto Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)
  • Wladimir Teixeira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n2p77-102

Resumo

Este trabalho teve como objeto de estudo a dimensão política da economia solidária, na singularidade do ambiente rural brasileiro. Seu objetivo principal foi a análise comparativa da participação política dos empreendimentos solidários rurais classificados em agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Especificamente, investigou as formas de organização econômica e a participação política daqueles empreendimentos, pari passu com suas motivações e conquistas em organizações solidárias. A pesquisa foi realizada com base nos microdados do Sistema de Informação em Economia Solidária (SIES), consolidados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho (MTE), o que compreendeu uma população de 19.708 organizações mapeadas. Para exploração, organização e análise dos dados, foram utilizadas as probabilidades condicionais dos grupos selecionados, tendo como condicionalidade principal a participação em movimentos sociais, políticos ou sindicais. De acordo com os resultados obtidos, não obstante os grupos comparados tenham características organizativas similares, a participação política dos assentados da reforma agrária demonstrou-se mais significativa em relação às organizações de agricultores familiares, apresentando-se, ainda, como uma variável condicional explicativa no que se refere às principais conquistas dos empreendimentos solidários.
Publicado
Mar 26, 2019
##submission.howToCite##
NASCIMENTO, Diego et al. A dimensão política da economia solidária no ambiente rural: uma análise comparativa das categorias sociais de agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 6, n. 2, p. 77-102, mar. 2019. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6636>. Acesso em: 26 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n2p77-102.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Economia Solidária; Reforma Agrária; Agricultura Familiar; Participação Política; Emancipação social.