Programa Nacional de Alimentação Escolar e agricultura familiar no Vale do Ribeira

  • Dayana Lilian Rosa Miranda Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFPR Mestra em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - UDESC Bacharel em Turismo - UFPR
  • Bruno Martins Augusto Gomes Professor Adjunto do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Turismo da UFPR.Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
  • Oscar José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Os estudos sobre desenvolvimento rural e agricultura familiar no Brasil estão vinculados a emancipação, participação e mudança social. Partindo da importância das políticas públicas para a agricultura familiar, este artigo objetiva analisar a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, a partir de um estudo de caso realizado nos municípios paranaenses de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, no do Vale do Ribeira. Após uma fundamentação teórica sobre políticas públicas agrícolas pós-década de 1990 no Brasil, realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual foram entrevistados agentes ligados ao PNAE. Constatou-se que a abrangência do programa nos municípios pesquisados vincula-se apenas ao cumprimento da legislação vigente. Por exemplo, apenas 30% dos alimentos entregues têm origem na agricultura familiar local e regional. Conclui-se que são necessárias mudanças na referida política pública para que esta promova de fato o desenvolvimento rural na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 12, 2018
Como citar
MIRANDA, Dayana Lilian Rosa; GOMES, Bruno Martins Augusto; ROVER, Oscar José. Programa Nacional de Alimentação Escolar e agricultura familiar no Vale do Ribeira. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 6, n. 1, p. 161-180, dez. 2018. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6475>. Acesso em: 07 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n1p161-180.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Agricultura familiar; desenvolvimento rural; PNAE; políticas públicas; Vale do Ribeira.