Migrações internas e desenvolvimento regional no Meio Norte brasileiro

  • Edgar Oliveira Santos Professor, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
  • Edney Loiola Professor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Departamento de Administração
  • Sônia Oliveira Santos Professora, Mestre pela Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

O desenvolvimento regional na sub-região do Meio Norte brasileiro é abordado neste artigo seguindo os caminhos orientados pelos fluxos migratórios, indutores da formação histórica desse espaço. As discussões conduzidas nessa trajetória evidenciam as relações construídas para a estruturação de um sistema de produção, que caracterizou a estrutura e superestrutura norteadora do desenvolvimento dessa região. Desse modo busca-se explicar como os fluxos migratórios promoveram o desenvolvimento regional do Meio Norte brasileiro. O método do materialismo histórico, utilizado neste estudo, viabiliza o entendimento dos desdobramentos, desde a ocupação do espaço pelo migrante até este século. Aliado ao método referido coletaram-se dados censitários que complementam o esforço de compreensão, propiciada por meio dos resultados obtidos, tipificando as formas e o modelo de desenvolvimento alcançado..

Código JEL | N96; O15; R23.

Publicado
Jun 30, 2017
Como citar
SANTOS, Edgar Oliveira; LOIOLA, Edney; SANTOS, Sônia Oliveira. Migrações internas e desenvolvimento regional no Meio Norte brasileiro. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 5, n. 1, p. 069-092, jun. 2017. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/5726>. Acesso em: 25 jan. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n1p069-092.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Desenvolvimento regional; Meio Norte; migração; sub-região