Avaliação do processo de implementação do Plano Nacional da Sociobiodiversidade na mesorregião do Bico do Papagaio

  • Lucélia Neves dos Santos
  • Waldecy Rodrigues

Resumo

O Plano Nacional para Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB) tem como objetivo promover e fortalecer as cadeias dos produtos da sociobiodiversidade brasileira, com agregação de valor e consolidação de mercados sustentáveis. O presente trabalho avaliou o processo de implementação do PNPSB, investigando a sua efetividade no fortalecimento da cadeia produtiva do coco de babaçu, no âmbito da mesorregião do Bico do Papagaio, estado do Tocantins. Para tanto, foi utilizada a técnica Delphi de Políticas na aplicação de questionários aos atores envolvidos (movimentos sociais, comunidades extrativistas e setor público). A pesquisa revelou as discussões existentes no âmbito da implementação desta política acerca do acesso limitado às informações por parte das comunidades extrativistas, a participação dos extrativistas nas ações do Plano, a sua execução num período regular e o processo de industrialização do coco de babaçu pelos extrativistas. É fundamental que os condutores do PNPSB reconheçam as questões citadas pelos atores sociais envolvidos e desenvolvam a implementação por estes almejada.

Código JEL | O13; Q56; Q58.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Abr 8, 2016
Como citar
SANTOS, Lucélia Neves dos; RODRIGUES, Waldecy. Avaliação do processo de implementação do Plano Nacional da Sociobiodiversidade na mesorregião do Bico do Papagaio. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 3, n. 2, p. 093-110, abr. 2016. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/5442>. Acesso em: 05 dez. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2015v3n2p093-110.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Bico do Papagaio; comunidades extrativistas; desenvolvimento; Plano Nacional para Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade.