Avaliação do desenvolvimento educacional dos municípios da região Norte do Brasil

  • Mário Sérgio Pedroza Lobão Instituto Federal do Acre - IFAC
  • Rubicleis Gomes da Silva Universidade Federal do Acre - UFAC

Resumo

Este artigo analisa o perfil educacional dos municípios do Norte brasileiro nos anos de 2000/2010 e os seus respectivos níveis de desenvolvimento educacional. Para isto, tratou de: a) desenvolver um índice educacional para os municípios da região Norte; b) verificar a dinâmica do índice desenvolvido nos anos de 2000 e 2010 e; c) identificar agrupamentos de municípios com características similares de educação. Como recursos metodológicos foram utilizados a análise fatorial e a análise de cluster, a partir de um conjunto de 11 indicadores. Os resultados evidenciaram que 263 dos 449 municípios da região estão com índices de desenvolvimento educacional abaixo da média em 2010. E apenas 184 municípios tiveram aumento do IDEM significativo de 2000 para 2010 – 40,98% do total. Ocorreu uma maior homogeneização no grau de desenvolvimento educacional dos municípios no decorrer de 2000 para 2010, a partir da formação dos clusters, e as pessoas sem alfabetização foram as que mais impactaram negativamente o desenvolvimento educacional dos municípios da região Norte do Brasil.

Código JEL | I21; O15; O18.

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Publicado
Dez 12, 2016
Como citar
LOBÃO, Mário Sérgio Pedroza; SILVA, Rubicleis Gomes da. Avaliação do desenvolvimento educacional dos municípios da região Norte do Brasil. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 4, n. 2, p. 093-120, dez. 2016. ISSN 2317-5443. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/5385>. Acesso em: 23 set. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2016v4n2p093-120.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Análise fatorial; desenvolvimento educacional; perfil educacional de municípios; região Norte.