O Observatório Regional como ferramenta de gestão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: o caso do Instituto Federal do Paraná

Gilmar Jose Hellmann

Resumo


Tendo como estudo de caso o Observatório Regional do IFPR, propõe-se definir o que seja o Observatório no contexto das organizações que o viabilizam e indicar a importância de indicadores e índices que subsidiam as informações aí utilizadas. A partir do interesse do governo federal em qualificar pessoas para o mercado de trabalho formou-se a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, constituída de instituições educacionais atuantes no ensino técnico básico e superior, conhecidas como Institutos Federais de Educação Tecnológicas ou IFET. As unidades dessas instituições de ensino visam atender às demandas de desenvolvimento regional e local em todo o território nacional. Fundamenta-se nos documentos governamentais e institucionais a corroboração do planejamento institucional com os princípios da sustentabilidade. Partindo-se de estudo de caso, propõe-se uma metodologia para iniciar e desenvolver as atividades do Observatório, aproximando os propósitos institucionais das necessidades locais, sinalizando a possibilidade de replicação do Observatório em outras instituições públicas e privadas no país.

Código JEL | H52; I28; R10.


Palavras-chave


Desenvolvimento regional; IFET; Instituto Federal de Educação, Observatório Regional; Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n2p153-184


© 2018 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Universidade Regional de Blumenau
https://www.furb.br/rbdr