RELAÇÕES EM CONFLITO: UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO TEATRAL NA COMUNIDADE
Resumo
Este artigo apresenta a estrutura e os fundamentos metodológicos do FOFA – Núcleo de Formação de Facilitadores - um espaço que integra pessoas de dentro e fora da universidade que atuam e pesquisam sobre o teatro feito em contextos comunitários. Apresenta também uma investigação sobre formas de se entrar numa comunidade e de pesquisar sobre ela, como base para a realização de uma montagem teatral. Mais especificamente, apresenta uma interação concreta, que se deu em 2009 e 2010, entre os membros do FOFA e a comunidade da Tapera, em Florianópolis, que resultou na criação da peça Relações em Conflito. O processo de pesquisa sobre a comunidade é descrito, destacando a forma como os dados e as imagens da comunidade foram coletados e como este material evoluiu a ponto de resultar numa montagem teatral.Palavras-chave: Facilitador. Processo criativo. Teatro na comunidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
Out 26, 2011
Como citar
NOGUEIRA, Marcia Pompeo.
RELAÇÕES EM CONFLITO: UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO TEATRAL NA COMUNIDADE.
O Teatro Transcende, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 43-62, out. 2011.
ISSN 2236-6644.
Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/2700>. Acesso em: 09 jun. 2023.
doi: http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p43-62.
Seção
Artigos
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À parte, o colaborador deve enviar uma autorização para a publicação. Caso inclua fotos, desenhos ou outros materiais gráficos da autoria de terceiros, é indispensável o aceite dos mesmos assim como uma legenda de identificação.