AÇÃO POLÍTICA E AFIRMATIVA: DANÇA E CORPO NO DISCURSO EDUCACIONAL SUL-AFRICANO PÓS-APARTHEID
Resumo
Como parte de uma pesquisa acerca da contribuição da dança nos processos de reconciliação, o presente artigo apresenta uma leitura preliminar da dança no contexto educacional sul-africano pós-apartheid. Dois aspectos são enfatizados, primeiro, a dança como a ação política e, segundo, o corpo como comunicação. A dança como uma ação humana, mais que celebrar a diferença, afirma a alteridade do corpo que dança. Nota-se assim, a aproximação do corpo, a dança e o perdão. E a conclusão anuncia novos começos na educação.Palavras-chave: Dança. Corpo. Alteridade. Educação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Como citar
FREIRE, Ida Mara.
AÇÃO POLÍTICA E AFIRMATIVA: DANÇA E CORPO NO DISCURSO EDUCACIONAL SUL-AFRICANO PÓS-APARTHEID.
O Teatro Transcende, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 30-42, out. 2011.
ISSN 2236-6644.
Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/2692>. Acesso em: 28 mar. 2023.
doi: http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p30-42.
Seção
Artigos
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À parte, o colaborador deve enviar uma autorização para a publicação. Caso inclua fotos, desenhos ou outros materiais gráficos da autoria de terceiros, é indispensável o aceite dos mesmos assim como uma legenda de identificação.