O ENSINO DA DANÇA JAZZ EM BRUSQUE – SC: HISTÓRIAS DE UMA HISTÓRIA

  • Maria Carolina Cavaco Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Marco Aurélio da Cruz Souza
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p159-172

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento dos atores (sujeitos e espaços formativos) responsáveis pela construção da história do jazz na cidade Brusque (SC) entre os anos 1980 à 2020. Como metodologia procurou-se ouvir por meio de entrevistas semiestruturadas os 8 profissionais mapeados que trabalham com o jazz e diretores dos studios de dança da cidade. Estes relatarem suas vivencias e experiencias com a dança jazz e os espaços pelos quais passaram. Buscamos desenvolver um cruzamento de saberes vividos dos participantes, para permitir distintas reflexões e revelar novos conhecimentos. Para melhor compreensão dos dados coletados, foram criadas categorias de análises que são: espaços para realização da dança jazz, profissionais que trabalham com a dança jazz e metodologias utilizadas. Contar histórias de studios e professores de dança, como cada entrevistado ministra e organiza suas aulas, e como fazem sua formação continuada e como o jazz evoluiu na cidade foi um desafio, pois, percebemos que uma das histórias se interligam umas nas outras, formando 3 gerações de bailarinos e professores.
Publicado
Jul 22, 2021
Como citar
CAVACO, Maria Carolina; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. O ENSINO DA DANÇA JAZZ EM BRUSQUE – SC: HISTÓRIAS DE UMA HISTÓRIA. O Teatro Transcende, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 159-172, jul. 2021. ISSN 2236-6644. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/10221>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p159-172.