Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula

  • Dionísio Burak UNICENTRO, PR

Resumo

Este ensaio traz algumas contribuições para o campo da Modelagem Matemática, relativamente ao ensino e aprendizagem da Matemática e, para a construção do conhecimento matemático, quando vistos sob a ótica de ao menos duas visões de Educação Matemática. Traz à consideração, elementos da Educação Matemática a partir do Modelo do Tetraedro de Higginson, sob a visão de duas vertentes da Filosofia da Ciência: o Racionalismo Crítico de Popper e a Teoria Crítica de Adorno. Apresenta elementos sobre a natureza, os métodos de pesquisa e, as implicações ao conceber uma ou outra corrente. Apresenta de forma explícita a assunção de uma visão de Educação Matemática em uma perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, que justifica e fundamenta uma forma de conceber a Modelagem Matemática, como uma Metodologia de Ensino. Apresenta, ainda alguns elementos, que entende contribuir para uma prática educativa - mediada pela Modelagem, que considera preparar de forma mais ampla o estudante para fazer frente aos desafios de viver no século XXI.
Publicado
Ago 17, 2010
Como citar
BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Modelagem na Educação Matemática, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 10-27, ago. 2010. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/modelagem/article/view/2012>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Palavras-chave

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Ensino e Aprendizagem, Prática Educativa