Modelos em diferentes linguagens sobre análise de custos e lucros

  • Pedro Augusto Pereira Borges UNIJUI

Resumo

A escolha de problemas de análise da viabilidade econômica, para elaborar e vender um determinado produto, é feita com freqüência nas aulas de modelagem matemática, devido ao interesse dos alunos sobre esse assunto. Três categorias de modelos foram identificadas de acordo com a linguagem matemática utilizada: a primeira categoria é a dos modelos específicos; a segunda refere-se a modelos específicos com resultados na forma de tabelas manuais ou eletrônicas; e a terceira apresenta modelos algébricos, genéricos, os quais utilizam os resultados das tabelas e os expressam na forma de equações, matrizes ou sistemas de equações. O presente trabalho tem como objetivo apresentar formas de explorar a análise econômica da produção, propondo modelos com diferentes linguagens e exemplificando com um caso particular: a produção caseira de vinho. Na elaboração destes modelos tem-se observado um forte envolvimento dos alunos, tanto na interação com os colegas, como na efetiva busca pelos dados do problema. As discussões sobre a precisão, aplicabilidade prática e possível aperfeiçoamento do modelo são comuns e intensas, porque os alunos contestam os resultados com base em suas experiências pessoais, evidenciando claramente o conflito entre os saberes populares e científicos. Ao pesquisar processos de fabricação, comercialização, preços e impostos os alunos entram em contato com problemas reais, desvendando o funcionamento de partes da organização econômica da sociedade moderna e, em regra, ampliam suas concepções sobre os objetos pesquisados.
Publicado
Ago 17, 2010
Como citar
PEREIRA BORGES, Pedro Augusto. Modelos em diferentes linguagens sobre análise de custos e lucros. Modelagem na Educação Matemática, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 53-64, ago. 2010. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/modelagem/article/view/1382>. Acesso em: 06 dez. 2021.
Seção
Sugestões para sala de aula

Palavras-chave

Modelos de custos e lucro; modelagem e linguagem; álgebra e modelagem no ensino.