LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA FÓRMULA DISCURSIVA “PADRÃO FIFA”

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n3p285-299

Resumo

Este trabalho se inscreve no quadro teórico da análise do discurso (AD) francesa, de base enunciativa. Mais especificamente, se orienta pela proposta metodológica de Krieg-Planque (2010) acerca da noção de fórmula discursiva, compreendida como um adensamento de um sintagma, reconhecido como referente social, que passa a condensar temas polêmicos e a ser objeto de disputas quanto ao seu sentido. Será estudada a fórmula “Padrão Fifa”, expressão já usada como sinônimo de qualidade e que atualmente circula com sentidos outros, e sua circulação em produtos midiáticos. O estudo tem o objetivo de descrever o percurso da fórmula “Padrão Fifa” (MAINGUENEAU, 2008) e analisar suas características no que tange à cristalização; à inscrição discursiva; ao fato de que funciona como um referente social; e ao seu aspecto polêmico (KRIEG-PLANQUE, 2010). Os resultados apontam que, especialmente em ano de Copa do Mundo de Futebol, como 2018, o “Padrão Fifa” se reveste de interpretações polêmicas e diferentes do que pretendia o seu sentido original, muito em função da circulação da fórmula em textos alheios ao futebol.

Publicado
Dez 17, 2020
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JOANA CHIODELLI CHAISE, Maria; CESAR DE FREITAS, Ernani. LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA FÓRMULA DISCURSIVA “PADRÃO FIFA”. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 285-299, dez. 2020. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9657>. Acesso em: 16 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n3p285-299.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Discurso midiático. Fórmula discursiva. Produção de sentido.