O APOGEU E A CRISE DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL NA TELEVISÃO BRASILEIRA: AS ADAPTAÇÕES DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

  • Jéfferson Balbino Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Marcela Verônica da Silva Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

Resumo

A programação televisiva infantil brasileira surge como um elemento lúdico graças à influência do teatro. Porém, aos poucos, passa a adquirir identidade própria que não deixa de ter a interferência da indústria cultural, ou cultura de massa. Assim, no presente artigo busca-se traçar o perfil dessa programação ao longo do tempo, desde o seu surgimento no Brasil até os dias atuais. Para tanto, toma-se como exemplo as diversas adaptações d’O Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato para a televisão, em especial a última versão produzida pela TV Globo em 2001. Como referencial teórico, serão utilizadas algumas considerações sobre o lúdico, presentes nos trabalhos de Johan Huizinga e Walter Benjamin e reflexões de Theodor Adorno, Max Horkheimer e Edgar Morin a respeito da indústria cultural.

 

 

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Publicado
Set 16, 2016
Como citar
BALBINO, Jéfferson; DA SILVA, Marcela Verônica. O APOGEU E A CRISE DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL NA TELEVISÃO BRASILEIRA: AS ADAPTAÇÕES DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 321-335, set. 2016. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5426>. Acesso em: 06 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p321-335.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Adaptação, Programação Infantil, Sítio do Picapau Amarelo.