FORMAS PRONOMINAIS ALTERNANTES NA EXPRESSÃO DE P4 NA COSTA DA LAGOA, FLORIANÓPOLIS-SANTA CATARINA

  • Maria Cristina Macedo Alencar Universidade Federal de Santa Catarina/ Estudante de Doutorado. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/ professora Assistente.
  • Ezra Alberto Chambal Nhampoca Universidade Federal de Santa Catarina/ Estudante de Doutorado. Universidade Eduardo Mondlane/ professora Assistente.

Resumo

Neste trabalho investigamos a alternância pronominal nós/a gente na realização de P4 no Português do Brasil. Seguindo os princípios da Sociolinguística Quantitativa Laboviana foram controladas variáveis linguísticas e sociais a fim de identificar que fatores condicionam o emprego de um ou outro pronome. Esse estudo focaliza o uso alternado dos pronomes em alusão, de falantes nativos da Costa da Lagoa, região não-urbana da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Para realizar o trabalho, seguimos a metodologia da Sociolinguística Quantitativa Laboviana, analisamos um corpus de amostra sincrônica de língua falada do PB constituído de quatro entrevistas realizadas na Costa da Lagoa. Duas dessas entrevistas foram realizadas no âmbito do curso de Sociolinguística desenvolvido no segundo semestre do ano de dois mil e quatorze, no programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina e as outras duas entrevistas utilizadas são oriundas da amostra de  Monguilhott (2009), o qual integra o banco de dados do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (VARSUL-Santa Catarina). Os dados coletados foram codificados e analisados estatisticamente com recurso do pacote estatístico Goldvarb X.  Nossos resultados permitem-nos afirmar que a alternância pronominal nós/a gente para a realização de P4 no PB é condicionada linguisticamente pelo Preenchimento do sujeito e pelo Grau de determinação do referente sujeito, sendo que o sujeito preenchido e o referente sujeito mais genérico e indefinido favorecem essa realização pelo pronome a gente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Abr 26, 2016
Como citar
MACEDO ALENCAR, Maria Cristina; CHAMBAL NHAMPOCA, Ezra Alberto. FORMAS PRONOMINAIS ALTERNANTES NA EXPRESSÃO DE P4 NA COSTA DA LAGOA, FLORIANÓPOLIS-SANTA CATARINA. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 144-160, abr. 2016. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5325>. Acesso em: 02 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p144-160.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Alternância pronominal; Realização de P4; Florianópolis.