A COMPARAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS OFICIAIS EM LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA: A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS AMPLO PARA OS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS TEXTOS

  • Ana Cecília Gama Torres Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Eliza Cristina de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Resumo

A proposta inicial deste trabalho era comparar as diretrizes oficias (brasileira e americana) na área de física para o ensino médio, especificamente, o PCN+ (2002) e o NGSS (New Generation Science Standards, 2013). Observamos que os contextos de produção e de circulação do texto brasileiro e do americano são distintos, o que inibiu a comparação entre a proposta nacional e a estrangeira. Apesar dessa dificuldade, observamos que é importante visualizar os contextos de produção/ circulação dos documentos oficiais a partir das suas várias dimensões: socioeconômica, histórica e no âmbito da própria escola, no cotidiano de suas salas de aula. Concluímos que as possibilidades de significação dos documentos oficiais estão entrelaçadas ao dinamismo desses contextos. Assim, ainda que a diretriz brasileira se encontre consubstanciada pela LDB 9394/96 e pela própria Constituição Federal/88 e também em conformidade com as pesquisas na área, isso não é suficiente para assegurar o seu cumprimento ou restringir as suas possibilidades de significação.

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Publicado
Abr 26, 2016
Como citar
TORRES, Ana Cecília Gama; DE OLIVEIRA, Eliza Cristina. A COMPARAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS OFICIAIS EM LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA: A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS AMPLO PARA OS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS TEXTOS. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 112-123, abr. 2016. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5311>. Acesso em: 06 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p112-123.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Diretrizes oficias. Contextualização. Dinamismo. Currículo Nacional Comum.