UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE O CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

  • Ednaldo Tartaglia Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP
  • Maria do S. D. Loura Jorrin UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo verificar como ou se os estudos semânticos estão sendo inseridos nos materiais didáticos do Ensino Médio propostos para as escolas públicas brasileiras. O nosso corpus de estudo foi o livro Português: volume único (MAIA, 2005) e as coleções Língua Portuguesa: Linguagem e Interação (FARACO et al., 2010) e Português Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2010), todos distribuídos pelo Ministério da Educação - MEC. Com a análise dos materiais, observamos que alguns autores têm resistência em utilizar e incluir em suas obras os estudos dos significados ou a palavra semântica, em contrapartida, encontramos autores que tiveram tal preocupação na organização dos materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Abr 26, 2016
Como citar
SANTOS, Ednaldo Tartaglia; JORRIN, Maria do S. D. Loura. UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE O CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 091-111, abr. 2016. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5307>. Acesso em: 06 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p091-111.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Língua portuguesa; Semântica; Livro didático; Educação.