O CONCEITO DE EXTRA-CAMPO NO CINEMA: O PLANO DO INVISÍVEL

  • Ricardo Weschefelder UNISINOS

Resumo

Neste artigo procuramos ampliar a discussão sobre o conceito do extra-campo no cinema. O plano cinematográfico, seja em enquadramento fixo ou móvel, é o território que promove a dialética entre o interior e exterior da cena. A nossa discussão é sob a perspectiva do simbólico, em diálogo com Walter Benjamin, vendo o plano como camada, estado e dimensão da imagem. Esta outra dimensão - seu plano invisível - parece que, se mostra a ver, mais em função do tempo do que do espaço. O espaço tende a reduzir e confinar a imagem em seu território demarcado. O tempo, por outro lado, pode criar noções entre passado, presente e futuro no plano da imagem. O tempo intrínseco da narrativa faz com que os quadros retornem de outra maneira, remetam a outros quadros e, sobretudo, deixem rastros na passagem das imagens e dos sons em movimento. 

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Publicado
Set 16, 2016
Como citar
WESCHEFELDER, Ricardo. O CONCEITO DE EXTRA-CAMPO NO CINEMA: O PLANO DO INVISÍVEL. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 306-320, set. 2016. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5125>. Acesso em: 06 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p306-320.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Artes, Linguagens