O FEMININO EM MIA COUTO: O PRAZER NO SILÊNCIO

  • Andre Rezende Benatti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carina De Souza Andrade Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho destina-se a analisar o conto A Saia Almarrotada de Mia Couto, autor moçambicano, que está inserido no livro O Fio das Missangas, pelo viés do feminino, este que por sua vez, a muito tem sua essência deixada a margem, seus direitos renegados para supremacia masculina. O que também ocorre em Moçambique, uma sociedade patriarcal. Toda essa marginalização do feminino fica bastante evidente na obra de Mia Couto. Por meio de pesquisa bibliográfica, são abordados temas como a evolução do conto até chegarmos nas atuais estórias existentes em Moçambique, e do feminino como objeto do vazio, da incompletude do silencio, o qual adquire voz através do autor. A personagem de A Saia Almarrotada, sem nome, sem amor e sem vontade de viver, foi criada para servir aos homens da família, tem sua vida totalmente anulada. A passividade representada na personagem a insere como exemplo de figura do feminino.

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Publicado
Abr 26, 2016
Como citar
BENATTI, Andre Rezende; ANDRADE, Carina De Souza. O FEMININO EM MIA COUTO: O PRAZER NO SILÊNCIO. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 214-225, abr. 2016. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5022>. Acesso em: 06 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p214-225.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Feminino; Mia Couto; Moçambique