O JORNAL ESCOLAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO

  • Andrea Larisse Castro Moura Faculdades Integradas Ipiranga
  • Raimundo Araujo Tocantins Faculdades Integradas Ipiranga

Resumo

A escola representa muitas vezes a única oportunidade do jovem leitor estar em contato com o livro. É necessário propiciar de forma diversificada e interativa, um jeito de trazê-los ao mundo da leitura, contribuindo na sua forma de pensar, agir dentro de sua realidade. O estudo tem por objetivo analisar como se desenvolve a prática da leitura e escrita dos alunos por meio do desenvolvimento do seu pensamento crítico para a criação de textos, a partir do trabalho embasado em uma proposta didática e interativa, a qual estimula o uso de seus conhecimentos de mundo ao escrever as matérias. Assim, a utilização do Jornal contribuirá para transformar esse suporte em ferramenta pedagógica estimulante à leitura e a escrita, através do contato com conceitos básicos desse gênero e como suas características da teoria a prática da construção do Jornal escolar. Na Metodologia optou-se por uma pesquisa do Tipo Bibliográfica, numa abordagem básica e qualitativa e de embasamento fundamentado em referências de autores principalmente como Freinet, Faria Costa, Mikhail Bakhtin dentre outros, utilizando a concretização do ato através da leitura, discussão e escrita de textos. Os Resultados apontam que o jornal na escola possibilitará a realização de atos comunicativos, viabilizando esse aluno o contato direto com os diversos gêneros, incorporando a relação produtor – leitor de textos. Neste sentido infere-se que o trabalho com o jornal em sala de aula na prática, propiciará aos alunos um rico conhecimento cultural e social, tornando a prática da leitura e escrita uma atividade prazerosa e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Nov 23, 2015
Como citar
MOURA, Andrea Larisse Castro; TOCANTINS, Raimundo Araujo. O JORNAL ESCOLAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 311-332, nov. 2015. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4959>. Acesso em: 02 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p311-332.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Interação; Gêneros textuais; Jornal; Leitura; Escrita.