AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE

  • Cleia Garcia da Cruz Milan Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Letras Vernáculas.
  • Regina Célia dos Santos Alves Professora do departamento de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina. Linha de pesquisa Representações e Textualidades. Área Literatura Comparada.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar a correspondência intensa que foi trocada entre João Antônio e Ilka Brunhilde, o que colaborou para a construção das personagens antonianas. O gênero carta, neste sentido, faz parte do universo dos escritores para troca de informações, para aconselhamento sobre narrativas que ambos escreviam, indo de crônicas aos contos premiados do autor João Antônio. As cartas estão no acervo do escritor em Assis-SP (CEDAP) e é uma importante fonte primária sobre a trajetória do mesmo, como jornalista, contista e também exposição da sua vida do autor, que aliás, para muitos pesquisadores têm a ver com as personagens, com o gosto pela sinuca, pelo futebol, por músicas do Noel Rosa e outros. A contribuição de Ilka Brunhilde é, sem dúvidas, consolidadora da escrita do autor, mesmo porque, ela detinha arquivos originais, que o próprio autor havia perdido, por causa de incêndio em sua casa. A metodologia segue os preceitos de Bakhtin sobre o autor, criação verbal e estruturas dos enunciados. A pesquisa resulta em compreender as intenções discursivas do autor João Antônio, o uso de palavras da coletividade para explicar a própria sociedade. As trocas discursivas entre os autores possibilitou a João Antônio a força que precisava para continuar os seus objetivos, falar da marginalidade, conscientizando outras pessoas dos problemas brasileiros.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Abr 26, 2016
Como citar
MILAN, Cleia Garcia da Cruz; DOS SANTOS ALVES, Regina Célia. AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 180-196, abr. 2016. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4867>. Acesso em: 02 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p180-196.
Seção
Artigos

Palavras-chave

João Antônio ; Ilka Brunhilde ; cartas ; dialogismo.