A CONFIGURAÇÃO DA TELENOVELA NO BRASIL: A SUPERAÇÃO DO MODELO MELODRAMÁTICO

  • Rondinele Aparecido Ribeiro UNIESP

Resumo

É inegável que a ficção seriada participa ativamente do processo de representação de identidades. Assim, a telenovela, que sempre esteve presente na televisão brasileira e passou a ocupar lugar privilegiado, tanto na programação televisiva, quanto nos estudos acadêmicos, estando a serviço do entretenimento ou do viés emancipatório, responde por um processo de interação e representação diante do cotidiano. Dessa forma, o presente artigo tece considerações acerca da constituição do gênero televisivo de maior sucesso no país, a telenovela. Para tanto, utilizará postulações de Lopes, Borelli, Alencar, Sadek, Hamburger, Távola e outros teóricos que se ocupam de reflexões acerca desse gênero. Acredita-se que este trabalho seja importante devido às especificidades de um gênero considerado híbrido, que tem na literatura e nas manifestações de massa sua gênese. Ademais, estudar a história da telenovela é se debruçar sobre a evolução e os dilemas sócio-históricos e político-econômicos do Brasil.

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Publicado
Ago 3, 2015
Como citar
RIBEIRO, Rondinele Aparecido. A CONFIGURAÇÃO DA TELENOVELA NO BRASIL: A SUPERAÇÃO DO MODELO MELODRAMÁTICO. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 177-189, ago. 2015. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4547>. Acesso em: 30 nov. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n2p177-189.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Palavras-chave: Telenovela. Ficção. Representação. Folhetim.