TROPICALISMO E IDENTIFICAÇÃO NACIONAL: CULTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DO CINEMA

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins – UFT

Resumo

Este escrito busca trabalhar com a identificação nacional na época do movimento tropicalista. Para tal, utilizam-se duas obras de cinema no intuito de melhor ilustrar os mecanismos discursivos críticos usados pelos tropicalistas. Estas duas obras cinematográficas são “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, e “Bye Bye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. Ambas obras se utilizam claramente de uma estética tropicalista para abordarem a nação brasileira e uma busca de identidade nacional. A utilização de obras de arte cinematográficas, ambas com caráter tão nitidamente brasileiro, podem revelar-nos alguns importantes aspectos identitários próprios da sociedade nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Nov 18, 2014
Como citar
RODRIGUES, Walace. TROPICALISMO E IDENTIFICAÇÃO NACIONAL: CULTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DO CINEMA. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 263-272, nov. 2014. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4314>. Acesso em: 30 nov. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p263-272.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Tropicalismo; identidade nacional; cultura; sociedade; cinema