O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL DE PROFESSORAS NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar o papel das tecnologias digitais no desenvolvimento de saberes docentes em uma atividade formativa. A partir de abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa-ação com oito professoras que ensinam música em uma rede municipal de ensino. O material empírico foi constituído por meio de questionário, entrevista, gravação de áudio e notas de campo; a discussão teórica e a categorização foram embasadas em Maurice Tardif, Clermont Gauthier e Selma Pimenta. Os resultados evidenciam que as tecnologias digitais foram fundamentais (e eficientes) na construção de saberes musicais relacionados à história da música e da arte, à teoria e à percepção musical, à história da educação musical no Brasil, à prática instrumental, à música infantil, aos conteúdos do currículo escolar, bem como às orientações legais, à percepção dos desafios da aprendizagem e à didática.

Publicado
Dez 20, 2021
Como citar
BORGES, Adilson de Souza; RICHIT, Adriana. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL DE PROFESSORAS NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 025-042, dez. 2021. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10161>. Acesso em: 23 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n3p025-042.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Formação docente; Tecnologias digitais; Ensino de música; Saberes docentes.