Notícias

AVISO!

 
Atraso na publicação do número temático “Ensino de gramática(s) na educação básica: contribuições da Teoria Gerativa e da Sociolinguística Variacionista”  
Publicado: 2021-07-28 Mais...
 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO NÚMERO TEMÁTICO (v.15 n.3 de 2021)

 

Cinema e Audiovisual em tempos de streaming


A revista Linguagens está com chamada aberta para a submissão de trabalhos para seu número temático "Cinema e Audiovisual em tempos de streaming". Nos últimos anos as plataformas de streaming têm mudado a forma de consumo do audiovisual. Os formatos de produção e de linguagem acabaram se adaptando a essa nova forma de acompanhar o audiovisual mesmo sem perder a essência das narrativas. A chamada temática para esta edição da revista Linguagens tem o objetivo de reunir artigos que estudem a linguagem da mídia audiovisual, a opinião de consumidores e as diferentes formas de produção e consumo dos VOD (videos on demand), assim como, artigos que estejam relacionados e contextualizados nesta temática.

Tipos de textos aceitos: artigos e resenhas de livros que se relacionem com a temática.

As submissões de textos devem ser realizadas pelo sistema on-line da Linguagens, além de seguir as normas disponíveis no link:

https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/about/submissions#authorGuidelines

 

Datas importantes

Prazo final de submissão: 31 de agosto de 2021

Data de publicação do número: até janeiro de 2022


Organizador do número:

Dr. Rafael Jose Bona (FURB/UNIVALI)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
Publicado: 2020-10-13
 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO NÚMERO TEMÁTICO (v.15 n.2 de 2021)

 

Literatura afro-brasileira e comunicação: escritura, estética e convergências

 

A revista Linguagens está com chamada aberta para a submissão de trabalhos para seu número temático “Literatura afro-brasileira e comunicação: escritura, estética e convergências”. A Literatura e a Comunicação, áreas convergentes e fundamentais na cultura da humanidade, dialogam permanentemente nas criações e produções literárias. Essa edição da revista Linguagens pretende ampliar as discussões teóricas e epistemológicas a respeito de temáticas e estéticas com origem e/ou fundamentação na literatura afro-brasileira. Para tanto, será voltada para a produção de artigos e resenhas que estejam relacionados à temática, possibilitando aos pesquisadores que aprofundem investigações pertinentes e muitas vezes sufocadas em outras produções científicas. A proposta da edição é abarcar textos relacionados a autores afro-brasileiros, ou obras cuja temática perpasse o racismo, as questões socioculturais da negritude ou que, por oposição, representem uma reflexão a aspectos cristalizados sobre o conceito de branquitude.

Tipos de textos aceitos: artigos e resenhas de livros que se relacionem com a temática.

As submissões de textos devem ser realizadas pelo sistema on-line da Linguagens, além de seguir as normas disponíveis no link: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/about/submissions#authorGuidelines


Datas importantes

Prazo final de submissão: 31 de maio de 2021

Data de publicação do número: até outubro de 2021

 

Organizador do número:

Dr. Sandro Lauri da Silva Galarça (FURB)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
Publicado: 2020-09-02
 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO NÚMERO TEMÁTICO (v.15 n.1 de 2021)

 

Ensino de gramática(s) na educação básica: contribuições da Teoria Gerativa e da Sociolinguística Variacionista

 

A revista Linguagens está com chamada aberta para a submissão de trabalhos para seu número temático “Ensino de gramática(s) na educação básica: contribuições da Teoria Gerativa e da Sociolinguística Variacionista”. São bem-vindos trabalhos de estudantes, professores e pesquisadores cujos resultados representem avanços recentes e inovadores tanto para a reflexão teórica quanto para a análise de questões, procedimentos e métodos específicos relacionados ao ensino de gramática(s) na educação básica. Nesta edição, o enfoque volta-se, mais especificamente, a estudos que assumam as noções de língua/linguagem ou na perspectiva teórica da Teoria Gerativa ou na perspectiva da Sociolinguística Variacionista. Este número, portanto, busca ampliar as possibilidades de aplicação didática dos achados gerativistas e variacionistas nas aulas de Língua Portuguesa como língua materna. Busca-se, com este número, ampliar o espaço para a discussão de como os estudos conduzidos nas concepções gerativa e variacionista podem colaborar com um cenário teórico-metodológico diversificado nas aulas de Língua Portuguesa e contribuir, assim, com práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de gramática(s) na escola.

 

Tipos de textos aceitos: artigos e resenhas de livros que se relacionem com a temática.

As submissões de textos devem ser realizadas pelo sistema on-line da Linguagens, além de seguir as normas disponíveis no link: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/about/submissions#authorGuidelines

 

Obs.: no momento da submissão, selecione a seção correspondente ao número "Ensino de gramática(s) na educação básica: contribuições da Teoria Gerativa e da Sociolinguística Variacionista".


Datas importantes

Prazo final de submissão (PRORROGADO): 15/02/2021

Data de publicação do número: até junho de 2021

 

Organizadores do número:

Dra. Raquel Gomes Chaves (UFPel)

Dr. Humberto Borges (UFJ)

Dra. Karina Zendron da Cunha (FURB)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
Publicado: 2020-09-24
 
1 a 4 de 4 itens