O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • ATENÇÃO!

    A partir de 01/05/2020 as submissões à Revista Linguagens deverão ser realizadas conforme os modelos disponibilizados:

    Artigo: https://drive.google.com/file/d/12PCYgrn7mfx4eAcPShU5R5Ik8WmEoZ4P/view?usp=sharing

    Resenha: https://drive.google.com/file/d/1W1Awvf-0GJhLl_Z-FxQLs5d3BI99YZaN/view?usp=sharing

  • Os trabalhos devem ser inéditos, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Não devem ser submetidos à Linguagens, resenhas e artigos que estejam em processo de avaliação para publicação em outra revista ou mesmo evento científico. Plágio e autoplágio não serão aceitos. Serão publicados artigos científicos e resenhas acadêmicas de Doutores, Mestres e de Graduandos/Graduados/Mestrandos, desde que em coautoria com Mestres ou Doutores.

  • Os artigos enviados devem apresentar entre 12 e 20 páginas e as resenhas devem ter entre 4 e 6 páginas (considerando as referências). Os documentos devem ter, no máximo, 5 MB e estar na extensão .docx.

  • Os dados do autor não deverão constar no artigo submetido à Linguagens, respeitando-se o sistema "Blind Review". Exclua qualquer informação que possa identificar a autoria (no word, verifique e elimine também o seu nome no menu “Arquivo” – “Propriedades”). Obs: Os seguintes dados deverão constar no cadastro do autor, feito na plataforma: (a) nome e titulação do(s) autor(es), com o limite de 4 autores por artigo; (b) vínculo institucional do(s) autor(es) e grupo de pesquisa a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s); (c) endereço, telefone e e-mail para contato; (d) ORCID.

  • Os títulos, resumos e palavras-chave devem ser apresentados em língua portuguesa e em língua inglesa.

  • Os resumos, entre 100 e 250 palavras, devem constituir um só parágrafo, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, contendo: apresentação, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões, seguido de 3 a 6 palavras-chave. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, em negrito, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
  • A formatação do original deverá obedecer ao seguinte padrão: fonte Times New Roman 12 (exceto para citações diretas, notas de rodapé, fontes de tabelas e outras ilustrações, que devem apresentar fonte 10); espaçamento entre linhas 1,5; alinhamento justificado; margens: superior 3,0 cm, esquerda 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0; entrada do parágrafo (primeira linha) de 1,25cm; página no formato A4.

  • Títulos e subtítulos de seção devem seguir o modelo apresentado no template:  

    https://drive.google.com/file/d/12PCYgrn7mfx4eAcPShU5R5Ik8WmEoZ4P/view?usp=sharing

  • As ilustrações (tabelas, fotos, gráficos etc.) devem apresentar as respectivas legendas numeradas, na parte superior. A fonte deverá ser mencionada na parte inferior.

  • As notas explicativas devem ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico, em ordem crescente, e estar listadas no rodapé da página em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples. Não devem ser feitas referências em nota de rodapé.

  • Itálico deve ser utilizado apenas para palavras ou expressões em idioma estrangeiro. Não se deve usar as formas de indicação de referência “idem”, “id.”, “ibidem”, “ibid” ou “op. Cit.”.

  • As citações devem estar de acordo com a NBR 10520/2002. Há alguns exemplos nos templates. Citações em língua estrangeira devem constar na versão original e traduzidas em português em nota de rodapé.

  • As referências devem estar de acordo com o sistema alfabético e aparecer em lista ao fim do texto, alinhadas à esquerda, com espaçamento entre linhas simples e uma linha em branco entre elas, de acordo com a NBR 6023/2018. Os destaques devem ser feitos em negrito. Há alguns exemplos no template.

  • As resenhas devem seguir o modelo apresentado no template: https://drive.google.com/file/d/1W1Awvf-0GJhLl_Z-FxQLs5d3BI99YZaN/view?usp=sharing
  • A revisão ortográfica, o emprego correto das normas da ABNT, bem como a tradução para o Inglês dos títulos, resumos e palavras-chave dos artigos e resenhas postados são de responsabilidade dos autores.
  • Os artigos e resenhas serão submetidos à avalição de dois pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um terceiro avaliador.
  • Depois de submeter o trabalho, o autor poderá acompanhar o processo logando-se na página.

Diretrizes para Autores

A Revista Linguagens é um periódico interdisciplinar que surge como um espaço para a divulgação da produção científica ligada às áreas de Letras, Artes e Comunicação. São publicados artigos científicos e resenhas acadêmicas de Doutores, Mestres e de Graduandos/Graduados/Mestrandos desde que em coautoria com Mestres ou Doutores. Este periódico promove a interlocução entre os cursos de Letras, Artes e Comunicação Social da Universidade Regional de Blumenau (FURB), e de outras instituições do Brasil e do exterior. Reúne o Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) e o Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC) em torno da criação do Programa de Mestrado Comunicação e Linguagens. Considera, para tal, as linhas mestras de pesquisa do futuro mestrado, buscando: - incentivar o estudo dos processos de comunicação nos diferentes meios – impressos, eletrônicos, digitais – considerando-se os mecanismos de produção e construção de sentido, as interfaces comunicacionais, a intertextualidade e a recepção dos produtos midiáticos ligados à linguagem verbal; - incentivar e reunir projetos relacionados ao estudo da linguagem científica e artística, levando em conta o contexto social. Nesse sentido são essenciais considerações acerca da constituição do sujeito e dos entornos sociais, históricos e culturais. Em consequência disso, contemplam-se especialmente, para publicação, trabalhos ligados a aspectos como enunciação, identidade e discurso.