Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
ATENÇÃO!
A partir de 01/05/2020 as submissões à Revista Linguagens deverão ser realizadas conforme os modelos disponibilizados:
Artigo: https://drive.google.com/file/d/12PCYgrn7mfx4eAcPShU5R5Ik8WmEoZ4P/view?usp=sharing
Resenha: https://drive.google.com/file/d/1W1Awvf-0GJhLl_Z-FxQLs5d3BI99YZaN/view?usp=sharing
-
Os trabalhos devem ser inéditos, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Não devem ser submetidos à Linguagens, resenhas e artigos que estejam em processo de avaliação para publicação em outra revista ou mesmo evento científico. Plágio e autoplágio não serão aceitos. Serão publicados artigos científicos e resenhas acadêmicas de Doutores, Mestres e de Graduandos/Graduados/Mestrandos, desde que em coautoria com Mestres ou Doutores.
-
Os artigos enviados devem apresentar entre 12 e 20 páginas e as resenhas devem ter entre 4 e 6 páginas (considerando as referências). Os documentos devem ter, no máximo, 5 MB e estar na extensão .docx.
-
Os dados do autor não deverão constar no artigo submetido à Linguagens, respeitando-se o sistema "Blind Review". Exclua qualquer informação que possa identificar a autoria (no word, verifique e elimine também o seu nome no menu “Arquivo” – “Propriedades”). Obs: Os seguintes dados deverão constar no cadastro do autor, feito na plataforma: (a) nome e titulação do(s) autor(es), com o limite de 4 autores por artigo; (b) vínculo institucional do(s) autor(es) e grupo de pesquisa a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s); (c) endereço, telefone e e-mail para contato; (d) ORCID.
-
Os títulos, resumos e palavras-chave devem ser apresentados em língua portuguesa e em língua inglesa.
- Os resumos, entre 100 e 250 palavras, devem constituir um só parágrafo, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, contendo: apresentação, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões, seguido de 3 a 6 palavras-chave. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, em negrito, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
-
A formatação do original deverá obedecer ao seguinte padrão: fonte Times New Roman 12 (exceto para citações diretas, notas de rodapé, fontes de tabelas e outras ilustrações, que devem apresentar fonte 10); espaçamento entre linhas 1,5; alinhamento justificado; margens: superior 3,0 cm, esquerda 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0; entrada do parágrafo (primeira linha) de 1,25cm; página no formato A4.
-
Títulos e subtítulos de seção devem seguir o modelo apresentado no template:
https://drive.google.com/file/d/12PCYgrn7mfx4eAcPShU5R5Ik8WmEoZ4P/view?usp=sharing
-
As ilustrações (tabelas, fotos, gráficos etc.) devem apresentar as respectivas legendas numeradas, na parte superior. A fonte deverá ser mencionada na parte inferior.
-
As notas explicativas devem ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico, em ordem crescente, e estar listadas no rodapé da página em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples. Não devem ser feitas referências em nota de rodapé.
-
Itálico deve ser utilizado apenas para palavras ou expressões em idioma estrangeiro. Não se deve usar as formas de indicação de referência “idem”, “id.”, “ibidem”, “ibid” ou “op. Cit.”.
-
As citações devem estar de acordo com a NBR 10520/2002. Há alguns exemplos nos templates. Citações em língua estrangeira devem constar na versão original e traduzidas em português em nota de rodapé.
-
As referências devem estar de acordo com o sistema alfabético e aparecer em lista ao fim do texto, alinhadas à esquerda, com espaçamento entre linhas simples e uma linha em branco entre elas, de acordo com a NBR 6023/2018. Os destaques devem ser feitos em negrito. Há alguns exemplos no template.
- As resenhas devem seguir o modelo apresentado no template: https://drive.google.com/file/d/1W1Awvf-0GJhLl_Z-FxQLs5d3BI99YZaN/view?usp=sharing
- A revisão ortográfica, o emprego correto das normas da ABNT, bem como a tradução para o Inglês dos títulos, resumos e palavras-chave dos artigos e resenhas postados são de responsabilidade dos autores.
- Os artigos e resenhas serão submetidos à avalição de dois pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um terceiro avaliador.
- Depois de submeter o trabalho, o autor poderá acompanhar o processo logando-se na página.
Declaração de Direito Autoral
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.