EXPERIMENTAÇÃO EM CONTEXTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DE PESQUISAS ATUAIS

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise acerca de uma investigação conduzida à luz da Modelagem Matemática e das relações existentes entre o conhecimento matemático e o conhecimento extramatemático decorrente da experimentação, com base na interrogação: o que revelam as pesquisas apresentadas em eventos sobre Modelagem Matemática nas quais a experimentação se constitui enquanto elemento da atividade de modelagem?”. Para tanto, enfoca nos trabalhos apresentados em três eventos da área da Modelagem – EPMEM, CNMEM e ICTMA. A partir de uma pesquisa de caráter inventariante subsidiada na Análise de Conteúdo em que as unidades de contexto levaram em consideração as áreas de conhecimento mobilizadas pela experimentação e os tipos de experimento presentes nas atividades de modelagem analisadas nos possibilitaram evidenciar que as atividades, quase unanimemente, buscaram conciliar o entendimento que o aluno tem acerca de um fenômeno, real ou conceitual, com a Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mar 30, 2022
Como citar
ARAKI, Paulo Henrique Hideki; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. EXPERIMENTAÇÃO EM CONTEXTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DE PESQUISAS ATUAIS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 144-163, mar. 2022. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9868>. Acesso em: 12 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p144-163.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Matemática; Modelagem Matemática; Experimentação.