UMA EXPERÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DA CALCULADORA HP-12C NA INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE DUAS VARIÁVEIS NUMÉRICAS

  • Ronaldo Theodorovski Universidade Estadual do Centro-Oeste.
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Resumo

O presente artigo assume a Modelagem Matemática como uma abordagem metodológica para a aprendizagem de Estatística, particularmente, o estudo de Regressão Linear Simples. Neste contexto, objetiva-se analisar a aplicação desta estratégia em problemas reais e que exigem a construção de modelos matemáticos como solução. Também pretende-se incluir o uso de algumas funções estatísticas da Calculadora HP modelo 12C, como ferramenta pedagógica. A implementação deste trabalho ocorreu com alunos da rede pública de ensino, participantes de programas associados a OBMEP. Nesta proposta, por intermédio de atividades escritas e práticas, os alunos tiveram que modelar a equação que simulava o movimento retilíneo uniforme de carrinhos de controle remoto em posições diferentes. Com efeito, os discentes tiveram a oportunidade de coletar dados, quantificar, medir, explicar, generalizar e tomar decisões com base no modelo matemático construído, revelando assim elementos potenciais para o desenvolvimento das competências estatísticas ao realizar as etapas da Modelagem Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mar 30, 2022
Como citar
THEODOROVSKI, Ronaldo; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; TREVISAN, André Luis. UMA EXPERÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DA CALCULADORA HP-12C NA INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE DUAS VARIÁVEIS NUMÉRICAS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 127-143, mar. 2022. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9855>. Acesso em: 12 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p127-143.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Matemática; Modelagem Matemática; Educação Estatística; Regressão Linear.