PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O DESLOCAMENTO DAS INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA MEIOS DIGITAIS / TEACHERS’ PERCEPTIONS ABOUT THE CHANGE OF PEDAGOGICAL INTERACTIONS TO DIGITAL MEDIA

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p136-151

Resumo

A problemática que permeia a presente investigação emerge do contexto do ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus. Consideram-se, portanto, os efeitos das medidas de isolamento social para a esfera educativa a partir de um olhar docente. O delineamento proposto objetiva investigar as percepções de professores acerca do deslocamento das interações pedagógicas para meios digitais, na intenção de responder à seguinte questão norteadora:  quais são os desafios e as possibilidades advindos da docência no ensino remoto emergencial? Para isso, no estudo de caso desenvolvido, informações foram coletadas por meio de um questionário enviado a professores de uma instituição de ensino. Utilizando a Análise Textual Discursiva como método de análise de dados, resultaram duas categorias emergentes: a) impactos e impressões iniciais, que revela as primeiras sensações relacionadas às mudanças impostas; e b) reflexões a partir da experiência, em que são destacados aspectos positivos e negativos relacionados às vivências docentes no período pandêmico.

Publicado
Set 29, 2021
Como citar
BUENO, Rafael Winicius da Silva; BORGES, Thelma Duarte Brandolt; LIMA, Valderez Marina do Rosário. PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O DESLOCAMENTO DAS INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA MEIOS DIGITAIS / TEACHERS’ PERCEPTIONS ABOUT THE CHANGE OF PEDAGOGICAL INTERACTIONS TO DIGITAL MEDIA. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 136-151, set. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9638>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p136-151.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Coronavírus; Ensino remoto emergencial; Prática docente.