ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA BASEADA NO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e caracterizar as tendências apontadas nas pesquisas que enfocam a inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades de Ensino de Física. Como metodologia foi realizado um mapeamento no banco de teses e dissertações da Capes buscando identificar trabalhos publicados entre 2009 e 2019 envolvendo a temática da inclusão vinculada ao Ensino de Física. Os resultados mostram que as principais tendências estão relacionadas a propostas de elaboração de materiais didáticos, investigação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, obstáculos enfrentados pelos alunos com deficiência e, ainda, a importância dos profissionais de apoio. Como conclusão destaca-se que os aspectos que caracterizam essas tendências reforçam a importância de investimento na formação dos profissionais da educação e na equipe de apoio, bem como a utilização de novas propostas pedagógicas amparadas no uso de materiais concretos.

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Publicado
Mar 30, 2022
Como citar
LANDIM VILELA, Jean Louis; TEIXEIRA DE ARAÚJO, Mauro Sérgio. ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA BASEADA NO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 24-45, mar. 2022. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9633>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p24-45.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Física. Educação inclusiva. Mapeamento de teses e dissertações.