INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL / MATHEMATICAL RESEARCH: A METHODOLOGICAL ALTERNATIVE FOR TEACHING GEOMETRY WITH STUDENTS OF THE 5th YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p194-214

Resumo

Neste trabalho, teve-se por objetivo, analisar estratégias que os alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, utilizam ao realizar tarefas investigativas, envolvendo o cálculo de áreas e perímetros de figuras planas. Ademais procurou-se, investigar as conjecturas elaboradas por estes alunos para comparar figuras de mesma área, mas com valores de perímetros diferentes e vice-versa. Foram utilizadas as etapas propostas por Ponte, Brocardo e Oliveira (2006), para desenvolver duas tarefas envolvendo a Investigação Matemática.  Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados diários de campo, resolução de tarefas, observações, questionários, gravação de voz e filmagens. Para a análise dos dados, optou-se pela análise descritiva, que consiste na descrição de características de determinados fenômenos. Para a resolução das tarefas investigativas propostas os alunos usaram o material concreto e o desenho. Percebeu-se que o trabalho em grupo foi produtivo, para elaboração das conjecturas e compreensão dos conceitos geométricos.

Publicado
Set 29, 2021
Como citar
VIAN, Joseane Marta; QUARTIERI, Marli Teresinha. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL / MATHEMATICAL RESEARCH: A METHODOLOGICAL ALTERNATIVE FOR TEACHING GEOMETRY WITH STUDENTS OF THE 5th YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 194-214, set. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9617>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p194-214.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

Geometria; Investigação Matemática; Estratégias e conjecturas.