O ALINHAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / THE ALIGNMENT OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY WITH THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p117-135

Resumo

O presente artigo apresenta o alinhamento da Alfabetização Científica e Tecnológica com a Base Nacional Comum Curricular, documento norteador dos currículos da Educação Brasileira a Nível Básico. O objetivo foi verificar a aproximação das competências específicas como os atributos elencados por Fourez (2005) almejados em um indivíduo alfabetizado científica e tecnologicamente, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pela análise pôde-se verificar que nem todos os atributos são evidenciados em todas as competências específicas, de forma totalmente conectiva. Pode-se citar como exemplo na primeira competência específica ter-se destacado a autonomia e o domínio e responsabilidade. Já na segunda observou-se a autonomia e comunicação com maior destaque, enquanto que na terceira competência notou-se a presença de todos os atributos. Para estas competências específicas o atributo autonomia foi mais presente.
Publicado
Set 29, 2021
Como citar
TARNOWSKI, Karoline dos Santos; LAWALL, Ivani Teresinha; DEVEGILI, Karlinne Lisandra. O ALINHAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / THE ALIGNMENT OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY WITH THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 117-135, set. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9611>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p117-135.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Alfabetização Científica e Tecnológica; Ensino de Ciências; Base Nacional Comum Curricular