CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROPOSTA DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PARA A ABORDAGEM DA ISOMERIA ORGÂNICA A PARTIR DO CONTEXTO DA TALIDOMIDA / A PROPOSAL FOR THE CONCEPTUAL AND HISTORICAL APPROACH OF ISOMERIA CONTENT IN ORGANIC CHEMISTRY USING A PROBLEM SITUATION

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p20-42

Resumo

Neste trabalho, buscamos reunir a abordagem conceitual e histórica do conteúdo de isomeria na química orgânica na elaboração de uma Situação-Problema e um Texto de Divulgação Científica, como parte do sistema de recursos. Na elaboração destes buscamos envolver as questões sócio-históricas e éticas do consumo da talidomida por gestantes. A elaboração se deu a partir da realização da Análise Textual Discursiva em que foram seguidas as três etapas propostas, desmontagem dos textos, estabelecimento de relações e captando um novo emergente a fim de compreender as concepções de alunos do 3° do Ensino Médio de uma escola estadual de Pernambuco sobre a temática, sendo então possível o desenvolvimento de materiais didáticos que possam atender tais concepções e propiciar reflexões sobre as questões escolhidas por nós. 

Publicado
Set 29, 2021
Como citar
SILVA, Maiara Saviane Carvalho Diniz; SILVA, Flávia Cristiane Vieira da. CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROPOSTA DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PARA A ABORDAGEM DA ISOMERIA ORGÂNICA A PARTIR DO CONTEXTO DA TALIDOMIDA / A PROPOSAL FOR THE CONCEPTUAL AND HISTORICAL APPROACH OF ISOMERIA CONTENT IN ORGANIC CHEMISTRY USING A PROBLEM SITUATION. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 20-42, set. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9584>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p20-42.
Seção
Artigos

Palavras-chave

situação-problema; história da química; isomeria; texto de divulgação científica/ problem situation; history of chemistry; isomerism; text of scientific dissemination; atd